segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Leitura- Caderno de Agosto

Aqui fica o guião para o primeiro capítulo.

Alice Vieira

Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.

Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

Caderno de Agosto
Alice Vieira

Glória, uma adolescente, fala-nos da sua família e dos seus problemas. O pai, um conhecido psiquiatra, divorciou-se da mãe e casou-se com uma mulher muito mais nova e bastante snob. A mãe, Luísa, é uma professora de História que está há muito tempo a escrever uma tese de mestrado sobre D. Maria II e é incapaz de a acabar. Ao mesmo tempo, um amigo editor pede-lhe que escreva um romance de amor, coisa que ela faz, parando sempre que ela própria se apaixona. Glória inclui no seu Caderno de Agosto o romance de amor da mãe (que afinal não será de amor...). "Caderno de Agosto" é um romance para jovens notavelmente escrito, que, uma vez começado, não se consegue poisar. Embora o livro esteja cheio de humor e diálogos divertidos, é também um retrato dos estilos de vida da pequena e média burguesias de Lisboa nos anos 90.

GUIÃO

1º capítulo – Glória

Referências: (Beatles) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa


Os Beatles em 1964.
Topo:
John Lennon e Paul McCartney
Abaixo: George Harrison e Ringo Starr

The Beatles foi uma banda de rock de Liverpool, Inglaterra, com suas raízes no final da década de 1950 e formada na década de 1960,[1][2] constituída por Paul McCartney (baixo, piano e vocais), John Lennon (guitarra, piano e vocais), George Harrison (guitarra solo e vocais) e Ringo Starr (bateria e vocais). Os "garotos de Liverpool", ou "Fab Four" ("Quarteto Fantástico"), como eram chamados, obtiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e se tornaram a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX.[1][2][3][4][5]

Embora inicialmente o estilo musical do grupo tenha sido influenciado pelo rock and roll e pelo skiffle dos anos 1950, a banda explorou durante a carreira gêneros que vão de rock melódico a rock psicodélico.[a] O grupo liderou a "Invasão Britânica" nos Estados Unidos, no início da década de 1960.[2] Suas vestimentas, seus cortes de cabelo e sua crescente consciência social exerceram forte influência sobre a juventude da época; criou-se o termo "beatlemania" para designar o intenso fanatismo pela banda demonstrado pelos jovens.[6][7] Após a banda se separar em 1970, os quatro membros iniciaram carreiras solo de sucesso.

Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo,[8] e com 27 canções que atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso apenas nos Estados Unidos da América,[9] além de conseguirem ocupar em determinado momento os cinco primeiros lugares em meados de 1964[10] — números recordes até os dias atuais — os Beatles influenciaram e ainda influenciam bandas do mundo todo. Após 40 anos da banda se separar eles ainda continuam batendo recordes de vendas. Os discos remasterizados dos Beatles foram lançados no dia 9 de setembro de 2009 e em apenas 5 dias mais de 2,5 milhões de álbuns já haviam sido vendidos. Pela inventividade e originalidade em suas canções, John Lennon e Paul McCartney formaram a mais celebrada e famosa dupla musical de todo o planeta.

Localidades:

Várzea – Sintra

Linda-a-Velha Linda-a-Velha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Coordenadas: 38º 43' N 9º 14' O

Linda-a-Velha

Linda-a-Velha é uma freguesia portuguesa do concelho de Oeiras, com 2,32 km² de área e 21 952 habitantes (2001). Tem, assim, uma densidade populacional de 9 756,4 hab/km².

Quanto aos indicadores demográficos, tinha, segundo o INE, uma taxa de natalidade de 10,7‰ (235 nados-vivos) e uma taxa de mortalidade de 7,4‰ (162 óbitos) em 2001.

Linda-a-Velha foi elevada a vila em 16 de Agosto de 1991, tendo a freguesia sido oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento da freguesia de Carnaxide.

Tem por orago Nossa Senhora do Cabo.

Faz fronteira, a Norte com Carnaxide, a Leste e Sudeste com Algés, a Sul e a Oeste com a Cruz Quebrada - Dafundo, e a Noroeste com Queijas.

Freguesia principalmente habitacional, possui uma ampla rede de serviços. A sua proximidade de Lisboa, da Mata do Estádio Nacional e das praias da linha do Estoril torna-a um local agradável de viver, sem estar muito longe da capital.

[editar] Património

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial